Tel.: (11) 3078-4221
Vai enviar produtos p/ manutenção Ligue antes!
Suporte Wiki Osciloscópios Digitais Principais características

Principais características

Amostragem do sinal em Tempo Real

Uma das características mais importantes em um osciloscópio digital é sem dúvida a amostragem de sinal em tempo real. 

um conversor A/D “amostra” o sinal de entrada e o converte para a forma digital em intervalos de tempo regulares e precisos, isto é definido na base de tempo horizontal. 

Em geral a taxa de amostragem é tal que uma média de 500 a 1000 pontos são adquiridos durante o tempo correspondente a 1 tela.
Para sinais rápidos, nem sempre é possível obter tal número de pontos devido à máxima taxa de amostragem do conversor A/D.
Deve-se respeitar, neste caso, o critério de Nyquist para sinais amostrados, onde a freqüência de amostragem fs deve ser no mínimo duas vezes superior à máxima freqüência contida no sinal.


 

Na grande maioria os osciloscópios comerciais, possuem conversores A/D com taxa máxima de amostragem de 2 a 10 vezes superior à sua banda passante (BW).
Por exemplo, Um osciloscópio digital com BW de 25 MHz faz-se necessário um conversor A/D com taxa máxima de amostragem de pelo menos 50 MS/s (samples per second – amostras por segundo). Note-se que os principais parâmetros dos osciloscópios digitais são a Banda e a Freqüência de amostragem e definem em grande parte o preço final do instrumento.

Obs.: O critério de Nyquist é utilizado como parâmetro limite para que se possa visualizar corretamente (recuperar) o sinal amostrado de entrada, através de interpolações (normalmente 

lineares).

Contate-nos agora!

Convide-me para um chat
skype chat

Pergunte Agora!
Pergunte-nos Sobre
Nossos Produtos/Serviços

Contate-nos!